Logo do IMMES

Faça o curso de graduação em

Psicologia

O psicólogo é o profissional que se ocupa diretamente com a saúde mental do indivíduo por meio de estudos sobre a subjetividade, o comportamento e os processos mentais. Com sua base teórica e prática, o profissional identifica e intervém em questões de aprendizagem, percepção, memória, pensamento, linguagem, emoção, inteligência, personalidade, comportamento social, relacionamentos, saúde mental, entre outros.

Curso de Psicologia

Duração

10 Semestres

Tipo de Curso

Bacharelado

Certificado

reconhecimento nacional

Professores

Mestres e Doutores

Objetivo do Curso

O objetivo do psicólogo é propiciar condições favoráveis para que as pessoas construam um cotidiano que favoreça uma vida pessoal, social e profissional saudável.
O curso de psicologia do IMMES busca formar um profissional com habilidades conceituais e técnicas, dotando-o de senso analítico e crítico, capaz de desenvolver ações com uma postura investigativa, participativa e eticamente responsável ao cumprimento dos princípios e compromissos de atuação profissional.

Mercado de Trabalho

Psicólogo Jurídico, você sabe o que ele faz?

O psicólogo que for atuar no marco teórico da psicologia jurídica deve possuir conhecimentos não apenas da área psicológica que está investigando, mas, também, do sistema jurídico em que vai operar. Por isso, deve familiarizar-se com os termos e conceitos empregados na área jurídica, pois será constantemente interpelado sob o ponto de vista legal. Inegavelmente a psicologia desempenha importante função junto ao direito. Ambas as ciências tem a conduta humana como ponto de interesse, mas enquanto o direito busca estabelecer objetivamente padrões de conduta em sociedade à luz das prerrogativas legais, a psicologia propõe-se a investigar e entender o efetivo comportamento humano, subjetivamente considerado.
A interface da psicologia com o campo jurídico referencia, por exemplo, a atuação do psicólogo jurídico em processos envolvendo separação, divórcio, disputa de guarda, regulação de visitas, adoção, destituição do poder familiar, interdição, aplicação de medidas socioeducativas, necessidade de apuração das motivações de crimes sob a ótica dos criminosos, apoio a vítimas de delitos ou a testemunhas. Também exerce função propositiva quando contribui para elaboração das leis ou de programas de intervenções relacionados à operacionalização de prerrogativas jurídicas embora se possa considerar a psicologia jurídica uma área ainda emergente, os operadores do direito dela cada vez mais se socorrem, principalmente para elucidar questões submetidas ao judiciário, na certeza de que o laudo, o parecer, a manifestação, a orientação ou qualquer outra forma de auxílio proporcionado pelo trabalho do psicólogo jurídico, é o que viabiliza, em muitos casos, o sempre almejado encontro do direito com a justiça. O psicólogo surge, portanto, como um mediador, contribuindo, a partir do seu saber e da sua prática, para afirmação da dignidade da pessoa humana.

Psicólogo Social, você sabe o que ele faz?

A psicologia social aborda as relações entre os membros de um grupo social, assim se encontra na fronteira entre a psicologia e a sociologia. Ambas as ciências constituem campos independentes que partem de ângulos teóricos diversos.
Enquanto a psicologia destaca o aspecto individual, quer como ciência da mente (psique) quer como ciência do comportamento individual (muito embora este comportamento possa ser social não o é necessariamente), a sociologia é o estudo científico da sociedade humana, e tende a perceber o comportamento humano em contextos que abordam tópicos tais como: instituições sociais (família, religião, política), estratificação dentro da sociedade (classes sociais, etnias), etc. A psicologia social designa-se como ciência que tenta compreender e explicar como os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença atual, imaginada ou implicada de outros. Entre os tópicos que são abarcados pela psicologia social, podemos destacar: agressão, atitudes, atração e afiliação, autoconsciência, conformidade, dissonância, influência social, investigação intercultural, processos cognitivos, processos de grupo, e solidão. Enquanto área de aplicação distingue-se por tomar como objetos as massas ou multidões associada à prática jurídica de legislar sobre os processos (fenômenos coletivos) como linchamento, racismo, homofobia, fanatismo, terrorismo. O psicólogo social atua, ainda, no marketing e propaganda, em dinâmica de grupos, nas empresas e coletividades de modo geral.

Psicólogo do Esporte, você sabe o que ele faz?

A psicologia do esporte tem como objetivo compreender os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte, considerando que no esporte os fatores físicos e psíquicos não são separados. O psicólogo do esporte exerce algumas funções básicas, sendo elas:
Investigadora: lida com os processos psicológicos básicos aplicados a atividade física.
Educativa: lida com a questão dos princípios e das técnicas psicológicas, ou seja, cursos e seminários para atletas, técnicos e árbitros.
Clínica: lida diretamente com as questões psicológicas que interferem na prática esportiva.

O Que Você Vai Aprender?

Filosofia 
Genética
Antropologia
História e Epistemologia da Psicologia
Psicologia, Ciência e Prática Profissional
Metodologia Científica
Extensão I – Projeto de Integração Saúde Comunidade 
Teorias do Pensamento Psicológico I – Comportamento Humano
Sociedade e Cultura Brasileiras
Estatística
Processos Psicológicos Básicos
Psicologia do Desenvolvimento Humano:Criança e Adolescente
Psicologia e Direitos Humanos
Observação do Comportamento e Entrevista
Extensão II – Projeto de Integração Saúde Comunidade 
Psicologia Experimental
Psicologia Social 
Teorias do Pensamento Psicológico II – Psicanálise
Neurociências e Comportamento
Psicologia e Saúde 
Psicologia do Desenvolvimento Humano:  Adulto/Idoso
Extensão III – Projeto de Integração Saúde Comunidade 
Optativa I
Teorias do Pensamento Psicológico III- Humanista
Medidas em Psicologia I
Elaboração de Projetos de Intervenção 
Ética
Estágio Básico I – Observação
Extensão IV – Projeto de Integração Saúde Comunidade 
Fundamentos de Neuropsicologia
Medidas em Psicologia II
Pesquisa em Psicologia 
Psicopatologia I
Teorias e Técnicas Psicoterápicas  I
Elementos de Psicossomática 
Extensão V – Projeto de Integração Saúde Comunidade
Estágio Básico II – Intervenção
Psicodiagnóstico
Comportamento Organizacional
Psicologia da Família
Psicopatologia II
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II
Processos Grupais e Relações Interpessoais
Extensão VI- Projeto de Integração Saúde Comunidade
Teorias da Personalidade
Optativas II
Aconselhamento Psicológico
Psicologia e Práticas Educativas 
Psicologia e Práticas de Gestão
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III
Orientação Vocacional
Psicologia Ambiental
Extensão VII – Projeto de Integração Saúde Comunidade
Optativas III
Elementos de Psicofarmacologia 
Psicologia e Práticas Comunitárias (Ênfase)
a) Psicologia Hospitalar
b) Criança e Adolescente em Instituições
c) Seminário em Clínica I
Extensão VIII – Projeto de Integração Saúde Comunidade
Estágio: Clinica Profissional Supervisionada I

 

a) Ênfase-Psicologia Jurídica
b) Saúde do Trabalho
c) Seminário em Clínica II
TCC I
Estágio: Clínica Profissional Supervisionada  II
a) Ênfase -Psicologia e Pessoas com Necessidades Especiais
b) Ênfase-Psicologia em Instituições de Saúde Mental
c) Êfanse- Seminário em Clínica III
a) Ênfase – Psicopedagogia
b) Ênfase- Atenção Primária em Saúde
c) Êfanse- Grupoterapia
Extensão VII – Projeto de Integração Saúde Comunidade
TCC II
Estágio: Clínica Profissional Supervisionada  III
*A matriz curricular pode ser alterada de acordo com regulamentação do curso

Graduação em

Psicologia é no IMMES

Faça sua inscrição e conheça sobre nossas políticas de bolsas e descontos.

Falando um Pouco Sobre as Áreas de Atuação do Psicólogo do Esporte

Importância do Curso para o Estado

Atento para a diversidade cultural do Amapá, formada por um grande número de imigrantes, o curso de psicologia do IMMES visa desenvolver em seu aluno uma compreensão crítica dos fenômenos políticos,sociais, econômicos, culturais, fundamentais ao exercício da cidadania. Assim como formar um profissional para atuar em diferentes campos, contextos e populações, por meio do desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos científicos próprios da ciência psicológica. Para atender aos objetivos do curso e atrelando ensino e extensão, nossas parcerias institucionais oferecem aos estudantes de psicologia a prática de estágios supervisionados em áreas: hospitalar, social, educacional, organizacional e jurídica. E a possibilidade de desenvolver, em estágio supervisionado, atividades de triagem, acolhimento, psicodiagnóstico e psicoterapia.

Como Ingressar?

Há várias possibilidades para você ingressar no IMMES , confira:

VESTIBULAR

Disponibilizamos duas opções de vestibular para você ingressar. Faça sua inscrição para o vestibular on-line ou prova agendada.

TRANSFERÊNCIA

Já é matriculado em outra faculdade? Solicite sua transferência para o IMMES sem burocracia.

PROUNI

Disponibilizamos bolsas de estudos através do PROUNI, acesse a plataforma do programa para conhecer as bolsas disponíveis.

ENEM

A maneira mais fácil de ingressar. Utilize sua nota do ENEM para realizar sua matrícula no IMMES.

2ª GRADUAÇÃO

Já é graduado? Ingresse em um de nossos cursos usando seu diploma de graduação.

Fale Conosco!

Tem alguma dúvida sobre o curso? Nossa equipe está a disposição para sana-las. Preencha o formulário, responderemos o mais rápido que pudermos.

Whatsapp

Você também pode falar conosco através do Whatsapp clicando aqui. 

Atendendo aos termos da Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis Nº 10.639/2003 e N° 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004 das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, está contemplada na disciplina SOCIEDADE E CULTURA BRASILEIRA, ofertada no segundo semestre. De acordo com a Lei N° 9.795/1999, no Decreto N° 4.281/2002 e na Resolução CNE/CP Nº 2/2012 das Políticas de educação ambiental está contemplada na disciplina, PSICOLOGIA AMBIENTAL, ofertada no setimo semestre do Curso, Conforme disposto no Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012 das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos a Disciplina PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS, é ofertada no segundo semestre do Curso, . Atendendo, aos termos da LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 de instituição da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; ofertamos na Disciplina FUNDAMENTOS DA NEUROPSICOLOGIA, ofertada no quinto semestre do Curso

Redes Sociais

Estamos presentes nas principais redes sociais. Curta, compartilhe e interaja com a gente.

INFORMAÇÕES DE CONTATOS

©2021 Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por

Translate »

Quero me matricular no IMMES

Preencha o formulário abaixo para solicitar sua matrícula