Quinta, 23/11/2017 - 22:10h. - Existem 016 usuários on-line.

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

APRESENTAÇÃO
O psicólogo é o profissional que se ocupa diretamente com a saúde mental do indivíduo por meio de estudos sobre a subjetividade, o comportamento e os processos mentais. Com sua base teórica e prática, o profissional identifica e intervém em questões de aprendizagem, percepção, memória, pensamento, linguagem, emoção, inteligência, personalidade, comportamento social, relacionamentos, saúde mental, entre outros.

OBJETIVO

O objetivo do psicólogo é propiciar condições favoráveis para que as pessoas construam um cotidiano que favoreça uma vida pessoal, social e profissional saudável.
O curso de psicologia do IMMES busca formar um profissional com habilidades conceituais e técnicas, dotando-o de senso analítico e crítico, capaz de desenvolver ações com uma postura investigativa, participativa e eticamente responsável ao cumprimento dos princípios e compromissos de atuação profissional.

A IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA O ESTADO DO AMAPÁ

Atento para a diversidade cultural do Amapá, formada por um grande número de imigrantes, o curso de psicologia do IMMES visa desenvolver em seu aluno uma compreensão crítica dos fenômenos políticos,sociais, econômicos, culturais, fundamentais ao exercício da cidadania. Assim como formar um profissional para atuar em diferentes campos, contextos e populações, por meio do desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos científicos próprios da ciência psicológica. Para atender aos objetivos do curso e atrelando ensino e extensão,nossas parcerias institucionais oferecem aos estudantes de psicologia a prática de Estágios Supervisionados em áreas: Hospitalar, Social, Educacional, Organizacional e Jurídica. E a possibilidade de desenvolver, em Estágio Supervisionado, atividades de triagem, acolhimento, psicodiagnóstico e psicoterapia.

MERCADO DE TRABALHO

PSICÓLOGO JURÍDICO VOCÊ SABE O QUE ELE FAZ?
O psicólogo que for atuar no marco teórico da Psicologia Jurídica deve possuir conhecimentos não apenas da área psicológica que está investigando, mas, também, do sistema jurídico em que vai operar. Por isso, deve familiarizar-se com os termos e conceitos empregados na área jurídica, pois será constantemente interpelado sob o ponto de vista legal. Inegavelmente a Psicologia desempenha importante função junto ao Direito. Ambas as ciências tem a conduta humana como ponto de interesse, mas enquanto o Direito busca estabelecer objetivamente padrões de conduta em sociedade à luz das prerrogativas legais, a Psicologia propõe-se a investigar e entender o efetivo comportamento humano, subjetivamente considerado.
A interface da psicologia com o campo jurídico referencia, por exemplo, a atuação do Psicólogo Jurídico em processos envolvendo separação, divórcio, disputa de guarda, regulação de visitas, adoção, destituição do poder familiar, interdição, aplicação de medidas socioeducativas, necessidade de apuração das motivações de crimes sob a ótica dos criminosos, apoio a vítimas de delitos ou a testemunhas.Também exerce função propositiva quando contribui para elaboração das leis ou de programas de intervenções relacionados à operacionalização de prerrogativas jurídicas Embora se possa considerar a Psicologia Jurídica uma área ainda emergente, os operadores do Direito dela cada vez mais se socorrem, principalmente para elucidar questões submetidas ao Judiciário, na certeza de que o laudo, o parecer, a manifestação, a orientação ou qualquer outra forma de auxílio proporcionado pelo trabalho do Psicólogo Jurídico, é o que viabiliza, em muitos casos, o sempre almejado encontro do Direito com a justiça. O psicólogo surge, portanto, como um mediador, contribuindo, a partir do seu saber e da sua prática, para afirmação da dignidade da pessoa humana.

PSICÓLOGO SOCIAL VOCÊ SABE O QUE ELE FAZ?
A Psicologia Social aborda as relações entre os membros de um grupo social, assim se encontra na fronteira entre a Psicologia e a Sociologia. Ambas as ciências constituem campos independentes que partem de ângulos teóricos diversos.
Enquanto a Psicologia destaca o aspecto individual, quer como ciência da mente (psique) quer como ciência do comportamento individual (muito embora este comportamento possa ser social não o é necessariamente), a Sociologia é o estudo científico da sociedade humana, e tende a perceber o comportamento humano em contextos que abordam tópicos tais como: instituições sociais (família, religião, política), estratificação dentro da sociedade (classes sociais, etnias), etc.A Psicologia Social designa-se como ciência que tenta compreender e explicar como os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença atual, imaginada ou implicada de outros. Entre os tópicos que são abarcados pela Psicologia Social, podemos destacar: agressão, atitudes, atração e afiliação, autoconsciência, conformidade, dissonância, influência social, investigação intercultural, processos cognitivos, processos de grupo, e solidão.Enquanto área de aplicação distingue-se por tomar como objetos as massas ou multidões associada à prática jurídica de legislar sobre os processos (fenômenos coletivos) como linchamento, racismo, homofobia, fanatismo, terrorismo. O Psicólogo Social atua, ainda, no marketing e propaganda, em dinâmica de grupos, nas empresas e coletividades de modo geral.

PSICÓLOGO DO ESPORTE VOCÊ SABE O QUE ELE FAZ?
A Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte, considerando que no esporte os fatores físicos e psíquicos não são separados. O Psicólogo do Esporte exerce algumas funções básicas, sendo elas:
Investigadora: lida com os processos psicológicos básicos aplicados a atividade física.
Educativa: lida com a questão dos princípios e das técnicas psicológicas, ou seja, cursos e seminários para atletas, técnicos e árbitros.
Clínica: lida diretamente com as questões psicológicas que interferem na prática esportiva.

Falando um pouco sobre as áreas de atuação do psicólogo do esporte

Esporte Escolar: visa a análise e compreensão dos processos de ensino, formação e educação da criança. O Psicólogo funciona como um mediador na relação e interação professor/aluno/pais.
Esporte Recreativo: busca o estudo e intervenção sobre a prática de atividades físicas desenvolvidas em tempo livre, visando à analise do comportamento recreativo dos grupos de diferentes faixas etárias.
Reabilitação: é voltada para a prática de atividade física esportiva para indivíduos com certas, limitações (ex. atletas lesionados). Tem como finalidade principal, a promoção da saúde do indivíduo. A ideia é proporcionar a regulação psíquica do indivíduo através da conduta esportiva.
Esporte de alto rendimento: visa basicamente a atuação sobre os fatores que influenciam diretamente na questão da performance e desempenho do atleta e/ou equipe. Cabe ao Psicólogo observar as condições institucionais, grupais e individuais.
Projetos Sociais: é necessário conhecer as questões culturais da instituição, para que se possa avaliar e desenvolver noções básicas de cidadania, dentro da demanda da instituição.

CURSO DE PSICOLOGIA (BACHARELADO E FORMAÇÃO DE PSICóLOGO)

Portaria de Reconhecimento: Portaria Nº 40, de 12 de dezembro de 2007.
Nº. de vagas e turmas oferecidas:
100 vagas anuais – duas turmas de 50 alunos (sendo uma vespertina e outra noturna).
Regime de matrícula: Seriado Semestral
Tempo de Integralização mínimo: 5 anos
Tempo de Integralização máximo: 10 anos
Valores: R$ Aguardando atualização... (Noite)

Faça o download dos Anexos



Publicações IMMES

07

Acompanhe as Publicações realizadas pelo nosso Corpo Docente.

Ver mais

Manuais de Estágio

10

Saiba tudo sobre o procedimento para estagiar.

Ver mais

Perguntas Frequentes

0

Tire a sua dúvida através da nossa página de Ajuda.

Ver mais

Equipe Docente

0

Conheça os profissionais mais capacitados do mercado.

Ver mais